Projeto Humanus


Semear, Cultivar, Revigorar e Aprender”

Um projeto solidário da EPCG para a ASSOCIAÇÃO HUMANIDADES


A Associação Humanidades é uma Instituição Particular de Solidariedade Social. Como missão mais específica a Associação Humanidades promove a inclusão pessoal, social e profissional de cidadãos desfavorecidos em situação de risco e tem desenvolvido uma vocação orientada para a mulher, particularmente, quando jovem e em idade fértil. A Associação Humanidades visa capacitar as mulheres a alcançar a independência económica, fornecendo uma rede de apoio e as ferramentas de desenvolvimento para ajudar estas jovens mulheres a prosperar no trabalho e na vida.

A Associação Humanidades dispunha de uma área adjacente que se encontrava em situação de “vazio urbano”. Os vazios urbanos são áreas resultantes do crescimento urbano. Ou seja, é toda área parcelada ou não parcelada localizada em meio à malha urbana, em situação de subocupação ou desocupação. Por iniciativa da EPCG foi dada uma nova vida a este espaço baldio, tendo como grande foco o desenvolvimento de um Projeto de Reconversão para que este terreno adquirisse uma função e uma importância no contexto em que está inserido.

Ao promover a atividade interdisciplinar “SEMEAR, CULTIVAR, REVIGORAR E APRENDER” a EPCG incrementou as potencialidades deste local através da implementação de uma horta, de um jardim e da criação de um espaço de lazer para as Mães e Crianças, fomentando as atividades ao ar livre, a formação de uma consciência ecológica, bem como, a aquisição de competências, valores e respeito pela natureza.

A EPCG projetou, planeou e colaborou na construção para a valorização desta parcela de território na cidade de Lisboa.

Em articulação com os vários docentes, de todas as unidades curriculares, os alunos das três turmas do curso de Técnico de Gestão do Ambiente tiveram oportunidade de:

  • Conceber uma proposta de construção e valorização daquela parcela de território;
  • Proceder ao levantamento, organização e tratamento de informação sobre o local de intervenção;
  • Propor as corretas medidas preventivas e as soluções sustentáveis para o desenvolvimento de um espaço de lazer para mães e crianças, incluindo um jardim e uma horta biológica;
  • Apoiar na conceção, organização e operacionalização da construção da horta biológica;
  • Conceber e planear atividades a desenvolver no futuro para a garantia de um espaço exterior sustentável que assegura o bem-estar e a segurança das Mães e das Crianças;
  • Oferecer um ambiente ecológico diversificado, estimulante e criativo que responsabilize a comunidade;
  • Adequar às necessidades sociais e educacionais da comunidade que a Associação Humanidades acolhe.