As competências são combinações complexas de conhecimentos, capacidades e atitudes, são centrais no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional.
Tendo em conta o perfil pessoal do aluno, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local.
Os Cursos Profissionais são percursos que cumprem vários objectivos:
- contribuem para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão;
- privilegiam as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais;
- preparam o aluno para aceder a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for essa a sua vontade.
O plano de estudos inclui três componentes de formação:
- Sóciocultural
- Científica
- Técnica
Homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória afirma-se como referencial para as decisões a adotar por decisores e atores educativos ao nível dos estabelecimentos de educação e ensino e dos organismos responsáveis pelas políticas educativas.
Constitui-se como matriz comum para todas as escolas e ofertas educativas no âmbito da escolaridade obrigatória, designadamente ao nível curricular, no planeamento, na realização e na avaliação interna e externa do ensino e da aprendizagem.
Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos,
o que permite maior flexibilidade e respeito
pelos teus ritmos de aprendizagem.