Erasmus+ “Ser Mais, Ser Melhor” (2020/2022)

Erasmus + Projeto-2020-PT01-KA102-077976 – (2020/2022)

Mobilidade de alunos e professores

“Ser Mais, Ser Melhor” – “Be more, be better”

A EPCG viu aprovada a sua candidatura ao Erasmus + , com o projeto intitulado “Ser Mais, Ser Melhor”! Este projeto irá levar os nossos alunos dos cursos de Técnico de Gestão do Ambiente e de Técnico de Sistemas de Informação Geográfica às fantásticas cidades de Sanok e Rzeszow, na Polónia, para realização de Estágios / Formação em Contexto Trabalho (FCT), possibilitando assim que adquiram uma experiência internacional.

Este projeto dará resposta à vertente extranacional que queremos imprimir na nossa escola, no domínio da Formação em Contexto de Trabalho / estágios em profícua articulação com a Educação para a Cidadania, por serem estas as duas componentes privilegiadas que, no entendimento da comunidade educativa, poderão potenciar largamente a formação integral dos nossos alunos e incutir-lhe os valores de uma cidadania ativa, numa sociedade globalizada e fortemente competitiva.

Este projeto define, assim, três objetivos principais:

1) Melhorar o modo como executamos os nossos estágios (a nossa FCT), e em particular, os estágios internacionais que pretendemos começar a proporcionar aos nossos alunos.
2) Repensar a prática letiva da escola. Participar em aprendizagens na área profissional e abordagens pedagógicas que proporcionam competências-chave e habilidades básicas na escola parceira.
3) Cooperar com diferentes Sistemas Educativos Europeus, proporcionando conhecimento, perspetivas linguísticas, a fim de superar barreiras geográficas e diferenças culturais, destacando o multiculturalismo e inclusão.

A EPCG tem como objetivo primordial apoiar, envolver e motivar os nossos estudantes e comunidade escolar na promoção de uma identidade europeia.

O Projeto “Ser Mais, Ser Melhor” dá resposta à vertente extranacional que queremos imprimir na nossa escola, no domínio da Formação em Contexto de Trabalho em profícua articulação com a Educação para a Cidadania, por serem estas as duas componentes privilegiadas que, no entendimento da comunidade educativa, poderão potenciar largamente a formação integral dos nossos alunos e incutir-lhe os valores de uma cidadania ativa, numa sociedade globalizada e fortemente competitiva.

Neste contexto os alunos da EPCG terão a oportunidade de realizar a sua Formação em Contexto de Trabalho em várias empresas localizadas na cidade de Rzeszów, na Polónia.

Este município da Polónia estende-se por uma área de 126,57 km² e conta com cerca de 195 mil habitantes. A metrópole localiza-se no sudeste da Polónia e é um verdadeiro centro tecnológico, cultural e de negócios da voivodia Subcarpácia. O grande desenvolvimento da cidade deu-se nos séculos XVI e XVII com o apoio das famílias abastadas da época, surgindo as mais belas igrejas e sinagogas, castelos, o convento da Ordem dos Piaristas e a sede da câmara municipal. Desde os tempos antigos a praça da cidade reúne as funções comerciais, de negócios e de recreação. Nos subterrâneos da praça encontram-se extensas adegas e antigos armazéns dos comerciantes, e o nível mais profundo servia como abrigo no tempo das invasões tártaras. Hoje é a Rota Turística Subterrânea “Adegas de Rzeszow”.

Critérios de seleção dos participantes