2018-01-RO01-KA229-049353_4-2018-2020

Parceria Estratégica entre Escolas

Integrando tecnologias no processo de aprendizagem, um caminho para desenvolver Competências do Século XXI.

Vivemos num mundo digital, onde o futuro acontece todos os dias. Vivemos rodeados de tecnologias digitais com as quais interagimos e utilizamos para todas as tarefas do dia-a-dia. Esta rede, a “Internet de tudo”, junta as pessoas, os processos, a informação e os dispositivos que usamos, numa rede de interdependências, para a qual a escola deve estar preparada e preparar os alunos.

Um ensino que se reduza a transmitir conhecimentos, baseado em memorização, suportado apenas num manual escolar e num quadro branco ou de giz, onde o professor ensina todos por igual, não prepara os alunos para esta nova realidade que decorre perante os nossos olhos. A escola deve integrar no processo de ensino e aprendizagem, todas as metodologias, processos e ferramentas que estejam ao seu alcance para preparar os seus alunos para esta nova realidade “tecnologicamente rica”, em particular para que eles adquiram as competências necessárias ao seu futuro, enquanto profissionais e cidadãos.

É também necessário auxiliar os professores no processo de integração de novas tecnologias, para que a sua prática se traduza em aprendizagens mais ricas e significativas para os alunos.

O principal objetivo do projeto é prosseguir a prioridade horizontal europeia “Educação Aberta Práticas de Inovação na Era Digital”, desenvolvendo uma rede de cooperação internacional para desenvolver novas abordagens modernas, beneficiando da transdisciplinaridade e das TIC, a fim de adquirir as competências do século XXI.

Neste contexto, o projeto tem os seguintes objetivos gerais:

Implementação das competências do século XXI na área da proteção do ambiente.
Avaliação do estado da utilização das TIC nas escolas envolvidas na parceria.
Identificação do conhecimento sobre software e soluções tecnológicas que possam ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem, para que os alunos possam desenvolver as competências desejadas.
Implementação das TIC na aquisição das competências do Sec. XXI, desenvolvendo áreas curriculares transdisciplinares na área de proteção do ambiente.

Escolas parceiras participantes:

  • ctgm.ro (escola coordenadora) – Colegiul Tehnic ”General Gheorghe Magheru”  – Escola Técnica General Gheorghe Magheru, Târgu Jiu, Roménia.
  • gssrm.si – Gimnazija in Srednja šola Rudolfa Maistra – Rudolf Maister Grammar and Secondary School, Kamnik, Eslovénia.
  • epcg.pt – Escola Profissional de Ciências Geográficas, Lisboa, Portugal.
  • sataturkmtal.meb.k12.tr – Sultangazi Ataturk Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi – Escola Secundária Técnica e Vocacional Sultangazi Ataturk, Istanbul, Turquia.

A experiência adquirida e o conhecimento gerado por este projeto, serão incluídos num Guia de Boas Práticas sobre Implementação de TIC e Ensino Transdisciplinar de Currículos Opcionais.

KA229-049353-Projeto