Formação em Contexto de Trabalho

A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) constitui o conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da Escola, que visam a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil de desempenho à saída do curso.

São objetivos da FCT proporcionar aos alunos:

  • a proximidade com tecnologias e técnicas diferentes das simuladas durante a aprendizagem letiva;
  • a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações concretas e reais do mundo do trabalho;
  • o desenvolvimento da criatividade e do pensamento divergente;
  • a oportunidade de criação de hábitos de trabalho e de desenvolvimento de sentido de responsabilidade profissional;
  • o conhecimento de toda a dinâmica de uma empresa/instituição (estrutura, organização, funcionamento e clima organizacional).

A FCT pode ser realizada em entidades públicas ou privadas. A EPCG coloca os alunos em FCT em instituições com as quais estabelece acordos ou protocolos. A EPCG tem o cuidado de selecionar instituições cujos projetos e atividades são adequados à formação complementar dos seus alunos.

A FCT é realizada através do desenvolvimento de atividades profissionais sob a coordenação e acompanhamento da EPCG. Esta formação está incluída em todos os nossos cursos de formação profissional e permite a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais significativas para o perfil associado ao curso frequentado pelo aluno.

A FCT do 3º ano culmina com a apresentação de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual o aluno demonstrará as competências e saberes que desenvolveu ao longo da formação.

Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho