Início‎ > ‎Projetos‎ > ‎

Visitas de estudo e outros projetos escolares

Artigo publicado nos Jovens Repórteres para o Ambiente

Parabéns às alunas do 1º GA e à Professora Sofia Abreu!

Artigo original: https://jra.abae.pt/plataforma/fotografia/estufa-fria-uma-riqueza-floristica-impar-que-vale-a-pena-conhecer/?cred_referrer_form_id=1765

Estufa Fria: uma riqueza florística ímpar que vale a pena conhecer

Localizada bem no centro da capital, junto ao Parque Eduardo VII, a Estufa Fria é por muitos considerada um dos ex-libris da cidade de Lisboa. Com plantas oriundas dos quatro cantos do mundo e com uma riqueza florística ímpar, apresenta-se como um espaço verde único que merece ser visitado.

A Estufa Fria, local onde outrora se extraía basalto, começou por ser, por um iniciativa de um jardineiro, um abrigo para plantas. Albergando plantas de todos os quatro cantos do mundo e com o objectivo das mesmas servirem no plano de arborização da Avenida da Liberdade, este espaço é inaugurado em 1912. Contudo, a 1ª Guerra Mundial acabou por atrasar este plano e as plantas, encontrando ali um local abrigado, acabaram por ganhar raízes.

Mais tarde, em 1926, o arquiteto e pintor, Raúl Carapinha encontrou um espaço verde com boa viabilidade e idealizou um projeto para o transformar numa estufa, que seria concluído em 1930 e inaugurado em 1933, três anos depois. Tendo sofrido várias remodelações ao longo dos anos, em 1975 foi aberto ao público a estufa doce e quente, pelo engenheiro Pulido Garcia, destinadas a plantas tropicais e equatoriais..

A Estufa Fria apresenta-se hoje como um dos ex-libris da cidade de Lisboa, com uma riqueza florística única que vale a pena conhecer.


Artigo publicado nos Jovens Repórteres para o Ambiente

Parabéns às alunas do 1º GA e à Professora Sofia Abreu!

Artigo original, texto completo: https://jra.abae.pt/plataforma/artigo/nematode-da-madeira-do-pinheiro-uma-grave-ameaca-a-nossa-floresta/

Nemátode da Madeira do Pinheiro: uma grave ameaça à nossa floresta

A floresta constitui um bem precioso à escala mundial, do ponto de vista ecológico, paisagístico e económico sendo por isso um património que deve ser cuidado e preservado. O nemátode da madeira do pinheiro representa uma grave ameaça aos ecossistemas florestais, causando a doença da murchidão do pinheiro e tem como seu aliado um inseto vetor – o Monochamus galloprovincialis.


Luís Bonifácio, especialista em Entomologia Florestal e investigador no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), na Unidade Estratégica de Investigação e Serviços de Sistemas Agrários e Florestais e Sanidade Vegetal, fala-nos um pouco sobre a atual situação desta doença e dos seus efeitos na floresta, com especial incidência sobre a floresta de pinho portuguesa.


VER+ Uma visão de inclusão

No âmbito do Projeto Junior Achievement, 4 alunos do 3º ano criaram um suporte de leitura com integração de lupa regulável e iluminação destinado a pessoas com dificuldade de visão.

Este projeto foi selecionado para estar presente na Feira Limitada que se realizou no dia 30 de abril, no Instituto Português de Administração e Marketing.

                              


 Ciência pelo Professor Doutor Sobrinho Simões na Presidência da República

No dia 27 de fevereiro, os alunos da escola assistiram, no Antigo Museu dos Coches, a uma sessão sobre Ciência, conduzida pelo Professor Doutor Sobrinho Simões, com a presença de sua Excelência o Senhor Presidente da República. No final da sessão, tiveram a oportunidade de realizar várias questões, revelando um excelente desempenho!





Parque Natural da Serra da Arrábida

No passado dia 1 de Fevereiro os alunos do curso Técnico de Gestão do Ambiente foram em visita de estudo ao Parque Natural da Serra da Arrábida.
Começámos a nossa visita pelo Miradouro da Santa, de onde se avistou grande parte do território abrangido por esta Área Protegida, incluindo as serras de S. Luís,  de S. Francisco e do Louro. Depois fomos até ao Miradouro das Antenas de onde se visualizaram as praias da Arrábida, bem como a Mata Coberta e a Mata do Solitário, ambas Reservas Integrais e de acesso interdito. Fomos conhecer o "conglomerado da Arrábida" ou "brecha da Arrábida" que se trata de uma rocha sedimentar só existente ali. 
Da parte da tarde fomos visitar o Museu Oceanográfico Professor Luiz Saldanha onde pudemos tocar na pele de um tubarão, ver um feto de uma raia e descobrir a rica fauna e flora marinha que habita no parque marinho da Arrábida e que a tornam tão especial e de características únicas. 
Um dia bem passado a descobrir novas aprendizagens!




Centro de Triagem do Lumiar- Valorsul 

No dia 11 de dezembro de 2018, os alunos do 2º ano puderam ver a pesagem dos camiões na báscula e o registo de peso, bem como os alvéolos de deposição do vidro, deposição do papel e cartão, e a triagem dos resíduos pertencentes ao ecoponto amarelo: plásticos e metais. 

E ainda tiveram a oportunidade de ver uma mudança de turno onde lhes foi dado a conhecer os equipamentos de protecção individual (EPI's) dos trabalhadores. 




VISITA Anual da EPCG em junho 2018


A Visita Anual da EPCG, que marca o final do ano letivo, este ano foi muito especial. O Estuário do Sado, conhecido pelo habitat natural dos golfinhos (Roazes), nomeadamente pela população residente, que aqui se alimentam, descansam e socializam proporcionou um excelente passeio de barco e a observação de inúmeros golfinhos 🐬🐬🐬

Essa atividade anual é sempre escolhida pelos alunos e os custos são suportados, parcialmente, pelo Orçamento Participativo.




VISITA DE ESTUDO À EXPOSIÇÃO “MAR MINERAL”

 No dia 3 de Janeiro de 2018 os alunos do 3º ano visitaram a  Exposição “Mar Mineral - Ciência e Recursos Naturais no Fundo do Mar”, Museu de História Natural e da Ciência – Universidade Nova de Lisboa.

Esta visita teve o objetivo de suscitar a curiosidade dos alunos, sensibilizando-os para as questões relativas à exploração sustentável dos recursos finitos da Terra.

Aqui ficam as fotografias:



Foi assim o final do ano de 2017 na EPCG ( 1ª parte):

No dia 17 de novembro - no âmbito das disciplinas de Biologia/Geologia e Qualidade Ambiental - a escola  visitou a Estufa Fria e a exposição "Uma Aventura na Terra", no Museu de História Natural da Universidade Nova de Lisboa.


 


Para comemorar o  Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro) fizemos a atividade "Germinação de Bolotas de Carvalho". 


 

A 30 de Novembro estivemos na esposição “Attero” (desperdício, em latim) do  novo artista português que está nas bocas e nas ruas do mundo. Bordallo II  transforma lixo em arte, espalhando instalações com grandes animais pelas paredes das cidades. Pode-se dizer que fomos ver a obra de “um dos nossos”! 


Junho 2016 -  5ª iniciativa Escola Eletrão em 2016


Já sabemos qual foi o saldo final da nossa participação na 5ª iniciativa Escola Eletrão em 2016, da AMB3E.

No passado dia 27 de maio fomos de manhã ao Rock In Rio receber o primeiro grande prémio per capita. 
São 1500 Euros por termos vencido o primeiro grande prémio per capita.
Entretanto soubemos que vamos receber ainda mais 204,20€ de bónus, pelos 4084 Kg de REE Resíduos Elétricos e Eletrónicos, que entregámos.

É um total de Mil setecentos e quatro euros e vinte cêntimos (1704,20€), que agora vamos investir na escola e nos nossos alunos!

Para além disso, ainda conseguimos oferecer muitos bilhetes aos alunos, professores, funcionários e respetivas famílias e amigos, que puderam ir ao Rock in Rio nesse dia 27.

É bom andar nesta escola. Estamos todos de parabéns!
 


Janeiro de 2014 - Visita ao EVOA no Estuário do Tejo

Uma tarde bem passada ao ar livre no  EVOA (Espaço de Visitação e Observação de Aves), em contacto com a natureza. E ainda pudemos realizar algumas experiências.



Outubro de 2013 - Visita ao Banco Alimentar

Fomos visitar o Banco Alimentar e conhecer o seu importante trabalho. Depois colaborámos na campanha de recolha de alimentos.


Maio 2013 - Visita à Barragem da Venda-Nova

Esta barragem fica na fronteira entre os distritos de Braga e Vila Real. Vê as fotos. Espetacular!

Março de 2013 - Visita ao Parque Natural de Sintra-Cascais e a Mafra

Fomos conhecer este parque natural e aproveitámos para visitar o Convento de Mafra.