Início‎ > ‎Cursos‎ > ‎

Saídas Profissionais

Todos os cursos profissionais atualmente lecionados são de dupla certificação: académica de 12º ano e qualificação profissional de nível 4.

Com a habilitação que a escola oferece, existe a possibilidade de ingresso no mercado de trabalho, em empresas por conta de outrém ou através da criação de uma empresa própria, para além da possibilidade de acesso ao ensino superior.

Os profissionais formados na EPCG, apesar da situação de abrandamento económico que se vive, têm sido rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho. Os empregadores dos nossos profissionais são, para além dos organismos da administração central e local ligados às Obras Públicas e ao Ambiente e Ordenamento do Território, as empresas de construção civil, topografia, cartografia e de serviços técnicos de implementação de sistemas de informação geográfica (SIG) em várias áreas, entre as quais a da gestão e monitorização dos recursos naturais, o planeamento, o projeto e a execução de infra-estruturas.

Colocação dos TOPÓGRAFOS-GEÓMETRAS:

Construção Civil (29,9%);
Autarquias (22,8%);
Topografia Geral (3,2%);
IGP (19,9%);
PALOP (14,1%);
Independentes (4,8%);
Outras actividades (2,3%);
Cadastro Predial (1,3%).
Nota: O Ensino Superior foi opção para 1,6% do total de alunos formados.

Colocação dos TÉCNICOS DE CARTOGRAFIA (Cartógrafos e Fotogrametristas):

IGP (40,4%);
Empresas privadas do Ramo (15,7%);
Instº Geogº do Exército ( 13,5%);
Outras empresas (11,2%);
PALOP (9,0%);
Empresas de Topografia (4,5%);
Autarquias (2,2%).
Nota: O Ensino Superior foi opção para 3,4% do total dos alunos formados.

Colocação dos TÉCNICOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA

Este curso começou no ano lectivo de 1998/1999, e uma percentagem significativa de alunos tem ingressado no ensino superior.