Início‎ > ‎A Escola‎ > ‎

História


Evolução Histórica

A Escola Profissional de Ciências Geográficas (EPCG) é a sucessora e herdeira de uma vasta tradição escolar que remonta ao ano de 1980, e tem como base a experiência adquirida pela então Escola de Formação e Aperfeiçoamento (EFA), do extinto Instituto Geográfico e Cadastral (IGC).

A criação da EFA teve como finalidade a preparação técnica do pessoal que se destinava simultaneamente a ingressar nos Quadros do então IGC e de outras entidades públicas e privadas nacionais e estrangeiras, com especial relevo neste último campo, para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – PALOP.

Em julho de 1991, é aprovado um Contrato Programa entre o Estado Português, representado pelo GETAP – Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional, e o IGC – organismo promotor – que enquadrou a EFA do IGC no âmbito das Escolas Profissionais. A partir de janeiro de 1994, e para melhor responder aos novos desafios que se desenhavam nos domínios da Cartografia, Topografia e dos Sistemas de Informação Geográfica, transformou-se na Escola Profissional de Cartografia e Cadastro (EPCC). 

A EPCG, criada pela Portaria nº 809/2000, de 22 de setembro, surgiu como resultado de um processo de transformação da Escola Profissional de Cartografia e Cadastro, que tinha como promotor o Instituto Português de Cartografia e Cadastro, o qual, por fusão com o Centro Nacional de Informação Geográfica, deu origem ao Instituto Geográfico Português (IGP). O IGP, por fusão com a Direção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU), deu origem à atual Direção-Geral do Território.

A Escola Profissional de Ciências Geográficas é atuamente uma escola profissional pública, integrada na rede dos estabelecimentos de ensino do Ministério da Educação, atual Ministério da Educação e Ciência (MEC).

Ao longo destes anos, tem-se mantido em instalações e com apoio dos organismos sucessores do IGC, o ex-Instituto Português de Cartografia e Cadastro (IPCC), o ex-Instituto Geográfico Português (IGP) e a atual Direção-Geral do Território (DGT).
Antigos logótipos da então denominada
Escola Profissional de Cartografia e Cadastro